A origem de Segunda-feira e o porquê dos dias da semana
Enquanto nas outras línguas neolatinas* a designação para os dias da semana provem do Latim vulgar**, no Português ela deriva do Latim eclesiástico.
Dito de outro modo, enquanto nas restantes línguas neolatinas os dias da semana têm origem em nomes pagãos – os “dias romanos dos planetas” Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vénus, Saturno e Sol – no português esse vestígio das culturas pagãs não existe.
Exemplificando:
A adopção desta terminologia no Português deve-se, em muito, a S. Martinho de Dume (séc. VI) , o primeiro bispo da diocese de Dume e, mais tarde, feito metropolita de Braga.
Também popularizado como Martinho de Braga e autor de várias obras literárias, este é o personagem central da conversão dos Suevos, estabelecidos no que hoje é o Norte de Portugal e Galiza, do paganismo ao cristinianismo. Numa tentativa de reduzir a influência pagã nos costumes da altura foi o primeiro a adoptar a terminologia eclesiástica para os dias da semana.
Esta designação apenas vingou no Reino Suevo pelo que, mas não só. O Português, idioma oriundo de dialectos desta região, foi a única língua do mundo a copiar o modelo do Latim eclesiástico.
No castelhano a influência cristã também se fez sentir na adopção nos eclesiásticos “Domingo” e “Sábado”. Em algumas outras línguas o “Dominica Dies” também se impôs ao “Solis Dies”.
Uma segunda curiosidade: a segunda-feira é o primeiro dia da semana devido à norma ISO 8601, emitida pela Organização Internacional para a Padronização, norma na qual é estabelecida a ordem para os dias da semana.
Porque não há duas sem três: Deus trabalhou seis dias e descansou ao sétimo, a crer no Génesis. Sábado deriva do Latim Sabbadum que, por sua vez, tem origem no hebraico Shabbat. Este é o sétimo dia semana judaica e celebra o dia em que Deus descansou.
Comments
Post a Comment